28 de jun. de 2010

Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (Cone Beam)


A tomografia computadorizada (TC) trata-se de um método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X e permite obter a reprodução de uma secção do corpo humano nos três planos do espaço. Diferentemente das radiografias convencionais, que projetam em um só plano todas as estruturas atravessadas pelos raios-X, a TC evidencia as relações estruturais em profundidade.


O advento da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), ou cone beam, representa o desenvolvimento de um tomógrafo relativamente pequeno e de menor custo, especialmente indicado para a região dentomaxilofacial. O desenvolvimento desta nova tecnologia está provendo à Odontologia a reprodução da imagem tridimensional dos tecidos mineralizados maxilofaciais, com mínima distorção e dose de radiação significantemente reduzida em comparação à TC tradicional.


Atualmente, a TCFC vem se desenvolvendo no cenário odontológico de forma muito significativa, principalmente nas áreas de Implantodontia, Diagnóstico Bucal, Cirurgia e Ortodontia. Desta forma, através da tomografia computadorizada de feixe cônico podemos aumentar substancialmente as habilidades do dentista para identificar condições que não são detectadas com os métodos tradicionais.


Entre as principais indicações da TCFC podemos destacar:


- O planejamento de implntes (ver altura e espessura do osso);

- Avalição dos terceiros molares inferiores (sua proximidade com o canal mandibular);

- Localização de dentes inclusos;

- Estudo da ATM;

- Avaliação dos seios maxilares;

- Patologias (localização precisa, tamanho e extensão da lesão).


Renata de Carvalho Marinho

Especialista em Radiologia Odontológica

Ortodontista - CRORJ 29187

21 de jun. de 2010

Facetas de Porcelana










-------------------------------------------------------------------
Está insatisfeito com a estética dos seus dentes?

Seus dentes são "tortinhos" mas não suporta usar aparelho ortodôntico?

Acha que seus dentes são muito pequenos?
Você já ouviu falar de facetas?


Pois é, elas podem solucionar as interrogações acima.


As facetas têm como objetivos principais melhorar a estética, alinhar dentes mal posicionados e ainda alterar a forma dos dentes. São realizadas nos dentes anteriores, geralmente de canino a canino, promovendo pequenos preparos principalmente na superfície vestibular ("na frente") dos dentes e o material que se usa é a porcelana.

Melhoram a estética de dentes amarelados, escurecidos ou então daqueles dentes com muitas restaurações de resina que não proporcionam um sorriso harmonioso. Nos casos de dentes muito amarelados ou escurecidos um clareamento prévio pode ser indicado.

No alinhamento de dentes mal posicionados ou com pequenos apinhamentos as facetas também têm sua aplicação, principalmente quando o paciente não quer usar aparelhos ortodônticos ou procuram uma rápida solução para o problema.

Existe ainda uma indicação muito valiosa para o uso das facetas de porcelana: quando o paciente possui dentes curtos ou pequenos. Nestes casos conseguimos alterar a forma e o tamanho dos dentes, fazendo com que o paciente tenha satisfação em sorrir.

Dr. Rodrigo Coimbra de Almeida
Reabilitação Oral - CRORJ 25939


14 de jun. de 2010

O que é Gengivite?

Em algum momento da vida já tivemos ou teremos algum sangramento, nem que seja leve, na gengiva. Geralmente é percebido ao passar o fio dental ou durante a escovação. Mas este sangramento não é normal e ocorre devido à uma inflamação na gengiva, conhecida como gengivite.

A gengivite é uma doença no estágio inicial e é a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa (aquela "massa" branca, composta de restos de alimentos e bactérias) que não removemos dos dentes e da gengiva. Neste estágio inicial da doença os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo (ligamento periodontal) que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite, muito conhecida pelo nome de "piorréia". A periodontite pode causar danos permanentes nos dentes, que perdem o suporte. A mobilidade dentária aumenta com o passar do tempo levando à perda total de um ou mais dentes (ou todos!).


A cor de uma gengiva saudável é rosa, podendo ser marrom. Os sintomas da gengivite são gengivas vermelhas, inchadas (como na foto) e sensíveis que podem sangrar durante a higienização. Outro sintoma da doença é o recuo ou retração da gengiva. É importante não interromper o uso do fio dental nem da escovação devido ao sangramento, pois só com a remoção completa da placa a gengiva ficará saudável novamente.


O especialista em problemas da gengiva, ligamento periodontal, cemento (superfície da raiz do dente) e osso é o periodontista. Além de atuar diretamente na cura da doença, o profissional é responsável pela orientação correta de higienização, para prevenir o início da doença ou a volta dela naqueles pacientes anteriormente comprometidos.


Previna-se!


Dr. André Temperini Campelo

Periodontista - CRORJ 33758





7 de jun. de 2010

Desmistificando a Endodontia

Das várias especialidades odontológicas, a Endodontia continua sendo a mais temida. Para a maioria dos pacientes, tratar o canal de um dente é um procedimento doloroso, desconfortável e que leva semanas ou até mesmo meses para ser concluído.

Tudo isso é MITO!


Hoje em dia, as técnicas estão muito evoluídas, os materiais melhores e os profissionais cada vez mais capacitados. Com os anestésicos que utilizamos, a analgesia é bem mais profunda, sendo muito remota a chance de o paciente sentir qualquer dor.


Além disso, quase todos os casos podem ser finalizados em uma única sessão, inclusive casos de necrose pulpar e retratamentos, acabando com aquela odisséia que era o tratamento endodôntico.


Acho que o único ponto negativo do tratamento em sessão única (quando indicada corretamente) é um leve desconforto pós-operatório, principalmente à mastigação, que pode ser facilmente minimizado com um analgésico ou, em alguns casos, um anti-inflamatório.


Por último, gostaria de salientar que todos os casos precisam de prévia avaliação para que possamos indicar o tratamento corretamente.


Dra. Tatiana Murteira Esteves S. Tonelli

Endodontista - CRORJ 27994