30 de ago. de 2010

As Mudanças nos Objetivos do Tratamento Ortodôntico




Há muitos anos dentes irregulares são um problema para alguns indivíduos e inúmeras tentativas de correção foram tentadas.
Mas por várias décadas a correção da posição dos dentes foi mais valorizada que a melhora das proporções faciais e, consequentemente, da estética.
Com o passar do tempo ficou claro que um excelente relacionamento dentário não era satisfatório às custas de proporções faciais incorretas.
Assim, há pouco tempo a ortodontia mudou em três aspectos importantes:
1- É dada uma importância maior à aparência dentofacial, que interfere muito na qualidade de vida de uma pessoa. Os ortodontistas finalmente entenderam que os pais e os pacientes procuram o tratamento para melhorar o aspecto facial e vencer os problemas psicológicos e sociais relacionados à aparência (como nas fotos acima, onde os pais se preocupavam com o aspecto "desdentado" do sorriso da filha e com o perfil "achatado" de sua face antes do tratamento ortodôntico. Fotos do livro de William Profit.).
2- A expectativa do paciente em relação ao tratamento dentário é ouvida e é permitido um envolvimento maior do paciente no plano de tratamento. É o fim da visão paternalista, onde o ortodontista não permite a discussão das opções do tratamento com o paciente e/ou os pais.
3- A ortodontia é frequentemente oferecida à pacientes mais velhos, em conjunto com outras especialidades odontológicas (prótese, periodontia e implantes, por exemplo). O objetivo maior não é alcançar a melhor estética ou posicionamento dentário, e sim manter a dentição por um período mais longo.

Dra. Renata de Carvalho Marinho
Ortodontista e Radiologista
CRORJ 29187

http://www.oralodontologia.com.br/

17 de ago. de 2010

Reabilitação - Relato de Caso Clínico




A paciente, de 68 anos, chegou ao consultório relatando problemas na articulação temporomandibular (ATM), que tiveram origem após um tratamento odontológico: dor, edema ao acordar, dificuldade na mastigação e fadiga muscular. No exame clínico foram constatadas próteses mal adaptadas, inflamação gengival, aumento da dimensão vertical de oclusão, além de uma estética muito desfavorável. Após anamnese, exame físico, avaliação clínica e radiográfica e confecção de modelos de estudos, foi feito um planejamento criterioso para um tratamento de reabilitação oral utilizando próteses metalocerâmicas (porcelana).
O tratamento teve início no dia 21/09/2009 com remoção de todas as próteses superiores, instalação dos provisórios e ajuste oclusal.
Na consulta seguinte, surpreendentemente, a paciente já relatou remissão de todos os sintomas. Foi feito a remoção de todas as próteses inferiores, instalação dos provisórios e ajuste refinado da oclusão. Com isso, foi recuperada a dimensão vertical de oclusão, conseguindo uma posição de conforto para a ATM.
Após várias etapas laboratoriais e clínicas, envolvento também tratamento periodontal, o tudo foi finalizado em 04/08/2010. Quase um ano de muito trabalho que teve como frutos a reabilitação funcional, estética e psicológica da paciente. No entanto, o fruto mais valioso foi a amizade que surgiu e que seguirá com certeza para a vida toda.

Rodrigo Coimbra de Almeida
Reabilitação Oral - CRORJ 25939
http://www.oralodontologia.com.br/


2 de ago. de 2010

A Importância do Sorriso


Dentre as várias especialidades odontológicas a prótese e a dentística são as que mais alteram o padrão estético do sorriso. E eu, mesmo sendo endodontista, sou uma eterna apaixonada pela prótese.

Nestas fotos apenas demonstramos como simples alterações, as quais podem ser facilmente realizadas no consultório, podem modificar a oclusão e o sorriso. A prótese superior foi trocada por uma nova e, bem planejada, agora dá suporte ao lábio superior, rejuvenescendo a face. Os dentes superiores ficaram mais proporcionais e aparentes ao sorrir, também colaborando esteticamente. As restaurações escurecidas dos dentes inferiores foram refeitas.

A paciente está sorrindo muito mais, está mais segura e diz que algumas pessoas até suspeitaram de plástica. A mudança foi enorme e este é um dos momentos que fazem da nossa profissão um trabalho muito gratificante. Não há alegria maior que poder tornar a vida de outra pessoa melhor.

Dra. Tatiana Murteira Esteves Silva Tonelli
Endodontista - CRORJ 27994

www.oralodontologia.com.br