O protocolo inicialmente proposto por Branemark preconizava que, após a instalação do implante, seria preciso aguardar um período de três a seis meses para que ocorresse a osseointegração.
Porém, atualmente, com a exigência estética cada vez maior por parte dos pacientes, se faz necessário o desenvolvimento de técnicas que adequem essa exigência ao bom andamento e sucesso do tratamento. Com isso surgiu a técnica da carga imediata.
Essa técnica consiste em instalar uma prótese, seja unitária, seja múltipla, no mesmo momento do ato cirúrgico de colocação do implante, ou seja, quando ainda não ocorreu o processo da osseointegração.
Para que essa técnica seja empregada é preciso que o paciente passe por um exame minucioso que irá avaliar sua condição de saúde geral como também a qualidade e quantidade óssea disponível para a instalação dos implantes.
Além dos fatores relacionados ao paciente, alguns fatores técnicos são fundamentais para o sucesso do tratamento com carga imediata, entre os quais podemos citar a estabilidade primária dos implantes que devem apresentar torque superior a 40N (medida da "pressão" conseguida na instalação do implante).
Este assunto é bem atual e tem sido rotina, tanto dentro quanto fora do consultório. Estou à disposição para conversamos mais sobre ele, inclusive pessoalmente, e esclarecer dúvidas. Todas as formas de contato estão em nosso site, acesse!
Rodrigo Coimbra de Almeida
Reabilitação Oral - CRORJ 25939
Nenhum comentário:
Postar um comentário