26 de jul. de 2010

Hiperplasia Gengival Idiopática

As fibromatoses gengivais são lesões de caráter benigno que se caracterizam por uma hiperplasia (crescimento), com lesões de coloração parda e avermelhada, que se localizam na gengiva, circundando as coroas dos dentes tanto anteriores como posteriores. Esta patologia causa aos pacientes traumatimos, dificultando a mastigação, a higienização e propiciando o acúmulo de placa e a gengivite com sangramento.

A causa das fibromatoses ainda não está esclarecida, mas provavelmente é de caráter multifatorial, estando relacionada à perda prematura de dentes e à gengivite. Geralmente está associada à má higiene bucal, presença local de bactérias capazes de causar inflamação e servir de reserva de toxinas, periodontite e profundidade das bolsas periodontais. Pode existir uma correlação entre um componente hereditário e o aparecimento da doença.


O acúmulo de placa é essencial para o início da hiperplasia gengival, dessa forma, o controle dos fatores bucais locais, bem como os cuidados com a higiene oral, são condições fundamentais tanto na prevenção quanto na recidiva dessa doença.


O prognóstico das fibromatoses gengivais é bom, desde que o tratamento cirúrgico seja feito seguindo as técnicas periodontais de gengivectomia e gengivoplastia, com ampla margem de segurança, uma vez que a permanência de tecido alterado fatalmente resulta em recidiva.


Para a realização do diagnóstico da hiperplasia gengival idiopática é fundamental que se procure um cirurgião-dentista especialista em periodontia, visando, com isso, a indicação do tratamento mais adequado.


André Temperini Campelo

Periodontista - CRORJ 33758




Um comentário: