19 de jul. de 2010

Ortodontia e DTM - Parte 2

Hoje a postagem não seria sobre ortodontia, mas devido à algumas dúvidas que surgiram durante a semana, resolvi complementar a postagem da semana passada. A mais relevante, que me levou a escrever mais um pouquinho hoje, foi a seguinte pergunta: "Se a ortodontia não resolve os problemas de DTM, por que os pacientes ficam aliviados da dor assim que colocam o aparelho ortodôntico?".

Realmente isto acontece, tanto na ortodontia convencional quanto na ortodontia lingual.

Quando começamos a movimentar os dentes ortodonticamente eles ficam doloridos, principalmente quando encostamos neles, como na mastigação. Desta forma, com os dentes muito sensíveis ao toque, qualquer tipo de apertamento e rangido desaparecem como mágica. Mas não há mágica alguma, simplesmente o hábito aumenta a dor de tal forma que nosso organismo o interrompe imediatamente.

A hora da verdade é a hora da remoção do aparelho ortodôntico. Da mesma forma rápida que o hábito desapareceu ele volta e ocorre uma grande frustração por parte do paciente, que culpa o ortodontista por falhas no tratamento.

Mais complicado ainda é realizar tratamento ortodôntico em pacientes que já usam placas para bruxismo e não têm mais os sintomas dolorosos. A remoção da placa trás o hábito de volta e o uso do aparelho pode ser intolerável nestes casos.

Assim, devemos esclarecer os pacientes antes do início do tratamento quanto às suas espectativas em relação à solução da DTM ortodônticamente, evitando criar este tipo de frustração. Lembrem-se: o paciente com DTM normalmente sofre muito com a dor miofascial e busca uma solução há algum tempo (provavelmente já passou por médicos e dentistas), podendo ter colocado todas as suas esperanças em curá-la através do tratamento ortodôntico.

Raquel Moreira Guimarães
Ortodontista - CRORJ 27986

http://www.oralodontologia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário