30 de ago. de 2010

As Mudanças nos Objetivos do Tratamento Ortodôntico




Há muitos anos dentes irregulares são um problema para alguns indivíduos e inúmeras tentativas de correção foram tentadas.
Mas por várias décadas a correção da posição dos dentes foi mais valorizada que a melhora das proporções faciais e, consequentemente, da estética.
Com o passar do tempo ficou claro que um excelente relacionamento dentário não era satisfatório às custas de proporções faciais incorretas.
Assim, há pouco tempo a ortodontia mudou em três aspectos importantes:
1- É dada uma importância maior à aparência dentofacial, que interfere muito na qualidade de vida de uma pessoa. Os ortodontistas finalmente entenderam que os pais e os pacientes procuram o tratamento para melhorar o aspecto facial e vencer os problemas psicológicos e sociais relacionados à aparência (como nas fotos acima, onde os pais se preocupavam com o aspecto "desdentado" do sorriso da filha e com o perfil "achatado" de sua face antes do tratamento ortodôntico. Fotos do livro de William Profit.).
2- A expectativa do paciente em relação ao tratamento dentário é ouvida e é permitido um envolvimento maior do paciente no plano de tratamento. É o fim da visão paternalista, onde o ortodontista não permite a discussão das opções do tratamento com o paciente e/ou os pais.
3- A ortodontia é frequentemente oferecida à pacientes mais velhos, em conjunto com outras especialidades odontológicas (prótese, periodontia e implantes, por exemplo). O objetivo maior não é alcançar a melhor estética ou posicionamento dentário, e sim manter a dentição por um período mais longo.

Dra. Renata de Carvalho Marinho
Ortodontista e Radiologista
CRORJ 29187

http://www.oralodontologia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário