17 de ago. de 2010

Reabilitação - Relato de Caso Clínico




A paciente, de 68 anos, chegou ao consultório relatando problemas na articulação temporomandibular (ATM), que tiveram origem após um tratamento odontológico: dor, edema ao acordar, dificuldade na mastigação e fadiga muscular. No exame clínico foram constatadas próteses mal adaptadas, inflamação gengival, aumento da dimensão vertical de oclusão, além de uma estética muito desfavorável. Após anamnese, exame físico, avaliação clínica e radiográfica e confecção de modelos de estudos, foi feito um planejamento criterioso para um tratamento de reabilitação oral utilizando próteses metalocerâmicas (porcelana).
O tratamento teve início no dia 21/09/2009 com remoção de todas as próteses superiores, instalação dos provisórios e ajuste oclusal.
Na consulta seguinte, surpreendentemente, a paciente já relatou remissão de todos os sintomas. Foi feito a remoção de todas as próteses inferiores, instalação dos provisórios e ajuste refinado da oclusão. Com isso, foi recuperada a dimensão vertical de oclusão, conseguindo uma posição de conforto para a ATM.
Após várias etapas laboratoriais e clínicas, envolvento também tratamento periodontal, o tudo foi finalizado em 04/08/2010. Quase um ano de muito trabalho que teve como frutos a reabilitação funcional, estética e psicológica da paciente. No entanto, o fruto mais valioso foi a amizade que surgiu e que seguirá com certeza para a vida toda.

Rodrigo Coimbra de Almeida
Reabilitação Oral - CRORJ 25939
http://www.oralodontologia.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário