31 de mai. de 2010

Apinhamento Tardio dos Incisivos Inferiores


A seguinte frase é muito comum: "Se você não extrair os sisos, eles irão entortar (apinhar) os outros dentes!", principalmente depois de um tratamento ortodôntico.


O apinhamento tardio dos incisivos inferiores pode ocorrer entre os 17 e os 30 anos e acontece também em indivíduos que possuem ausência congênita dos terceiros molares (sisos).


Os sisos acabam levando a culpa pois o apinhamento normalmente coincide com a época da erupção desses dentes. Como dentes em erupção provocam pressão, parece bastante óbvio, até para os dentistas, que esta é a causa do apinhamento tardio dos incisivos.


Mas se não há força de eupção capaz de causar este apinhamento, o que realmente acontece?


No final da adolescência, a mandíbula (maxilar inferior) tem um crescimento tardio, que não é acompanhado pelo crescimento maxilar superior. Assim, os dentes se movimentam para compensar esta diferença. O mais comum é os dentes incisivos inferiores inclinarem para trás, apinhando.


Outras duas reações (menos comuns) ao crescimento tardio da mandíbula podem acontecer: (1) os incisivos inferiores não mudam de posição e empurram os incisivos superiores para frente, abrindo um diastema (espaço) entre os dentes superiores, no centro da dentição superior ou (2) uma forte oclusão anterior dos dentes superiores com os inferiores empurram a mandíbula para trás, causando uma disfunção na articulação temporomandibular (articulação da mandíbula com a base do crânio), deslocando o disco articular e ocasionando dor e disfunção.


Até na presença de mordida aberta anterior (quando os dentes anteriores superiores e inferiores nunca se tocam) o apinhamento tardio dos incisivos pode acontecer. Neste caso, a pressão do lábio ajuda a empurrar os incisivos para trás quando a mandíbula cresce.


Na maioria das pessoas os terceiros molares estão impactados porque não há espaço para sua erupção. Nesta condição, podem dificultar o deslocamento dos outros dentes para trás durante o crescimento mandibular remanescente e talvez determinem o grau de apinhamento que ocorrerá (maior ou menor), mas nunca são a causa dele.


Assim, os sisos inferiores seriam "o último elo" numa cadeia de eventos que leva ao apinhamento tardio dos incisivos. Como também ocorre em pessoas que não têm sisos, a presença deles não é importante como é a quantidade crescimento mandibular remanescente.
Raquel Moreira Guimarães
Ortodontista - CRORJ 27986





Um comentário:

  1. Querida Raquel, adorei a matéria,
    agora dá para entender o empilhamento dos dentes do Mauro.
    Bjs
    Tia Beatriz

    ResponderExcluir