7 de jun. de 2010

Desmistificando a Endodontia

Das várias especialidades odontológicas, a Endodontia continua sendo a mais temida. Para a maioria dos pacientes, tratar o canal de um dente é um procedimento doloroso, desconfortável e que leva semanas ou até mesmo meses para ser concluído.

Tudo isso é MITO!


Hoje em dia, as técnicas estão muito evoluídas, os materiais melhores e os profissionais cada vez mais capacitados. Com os anestésicos que utilizamos, a analgesia é bem mais profunda, sendo muito remota a chance de o paciente sentir qualquer dor.


Além disso, quase todos os casos podem ser finalizados em uma única sessão, inclusive casos de necrose pulpar e retratamentos, acabando com aquela odisséia que era o tratamento endodôntico.


Acho que o único ponto negativo do tratamento em sessão única (quando indicada corretamente) é um leve desconforto pós-operatório, principalmente à mastigação, que pode ser facilmente minimizado com um analgésico ou, em alguns casos, um anti-inflamatório.


Por último, gostaria de salientar que todos os casos precisam de prévia avaliação para que possamos indicar o tratamento corretamente.


Dra. Tatiana Murteira Esteves S. Tonelli

Endodontista - CRORJ 27994


Nenhum comentário:

Postar um comentário