14 de jun. de 2010

O que é Gengivite?

Em algum momento da vida já tivemos ou teremos algum sangramento, nem que seja leve, na gengiva. Geralmente é percebido ao passar o fio dental ou durante a escovação. Mas este sangramento não é normal e ocorre devido à uma inflamação na gengiva, conhecida como gengivite.

A gengivite é uma doença no estágio inicial e é a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa (aquela "massa" branca, composta de restos de alimentos e bactérias) que não removemos dos dentes e da gengiva. Neste estágio inicial da doença os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo (ligamento periodontal) que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite, muito conhecida pelo nome de "piorréia". A periodontite pode causar danos permanentes nos dentes, que perdem o suporte. A mobilidade dentária aumenta com o passar do tempo levando à perda total de um ou mais dentes (ou todos!).


A cor de uma gengiva saudável é rosa, podendo ser marrom. Os sintomas da gengivite são gengivas vermelhas, inchadas (como na foto) e sensíveis que podem sangrar durante a higienização. Outro sintoma da doença é o recuo ou retração da gengiva. É importante não interromper o uso do fio dental nem da escovação devido ao sangramento, pois só com a remoção completa da placa a gengiva ficará saudável novamente.


O especialista em problemas da gengiva, ligamento periodontal, cemento (superfície da raiz do dente) e osso é o periodontista. Além de atuar diretamente na cura da doença, o profissional é responsável pela orientação correta de higienização, para prevenir o início da doença ou a volta dela naqueles pacientes anteriormente comprometidos.


Previna-se!


Dr. André Temperini Campelo

Periodontista - CRORJ 33758





4 comentários:

  1. Raquel, adoro seu blog, só informações importantes.
    Pergunta: quando estamos fazendo limpeza e a gengiva sangra devemos nos preocupar ou é normal?
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Sangramento gengival nunca é normal. É sinal de inflamação mesmo durante a limpeza (tanto em casa como no dentista). Se for pouco, é uma inflamação leve. Devemos ter mais atenção nestes pontos, para não ocorrer mais retenção de placa e curar a gengivite.

    ResponderExcluir
  3. Estou com uma sensibilidade em dos dentes. Isso é indicação de canal.

    ResponderExcluir
  4. Sensibilidade nos dentes tem inúmeras causas. Não dá para diagnosticar assim. O diagnóstico é feito clinicamente. Estamos no consultório de segunda a sábado. Telefone para marcação de consultas: (21) 26215141.

    ResponderExcluir