28 de jun de 2010

Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (Cone Beam)


A tomografia computadorizada (TC) trata-se de um método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X e permite obter a reprodução de uma secção do corpo humano nos três planos do espaço. Diferentemente das radiografias convencionais, que projetam em um só plano todas as estruturas atravessadas pelos raios-X, a TC evidencia as relações estruturais em profundidade.


O advento da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), ou cone beam, representa o desenvolvimento de um tomógrafo relativamente pequeno e de menor custo, especialmente indicado para a região dentomaxilofacial. O desenvolvimento desta nova tecnologia está provendo à Odontologia a reprodução da imagem tridimensional dos tecidos mineralizados maxilofaciais, com mínima distorção e dose de radiação significantemente reduzida em comparação à TC tradicional.


Atualmente, a TCFC vem se desenvolvendo no cenário odontológico de forma muito significativa, principalmente nas áreas de Implantodontia, Diagnóstico Bucal, Cirurgia e Ortodontia. Desta forma, através da tomografia computadorizada de feixe cônico podemos aumentar substancialmente as habilidades do dentista para identificar condições que não são detectadas com os métodos tradicionais.


Entre as principais indicações da TCFC podemos destacar:


- O planejamento de implntes (ver altura e espessura do osso);

- Avalição dos terceiros molares inferiores (sua proximidade com o canal mandibular);

- Localização de dentes inclusos;

- Estudo da ATM;

- Avaliação dos seios maxilares;

- Patologias (localização precisa, tamanho e extensão da lesão).


Renata de Carvalho Marinho

Especialista em Radiologia Odontológica

Ortodontista - CRORJ 29187

Nenhum comentário:

Postar um comentário